poço azul

Poço Azul

A Serra do Gêres tem locais de excelência devido à sua beleza natural onde a mão humana quase não tem toque, não sendo excepção a aldeia de Sabrosa que acolhe o poço mais hilariante que pode ver, o Poço Azul.

Afluente do rio Vouga, a ribeira da Landeira é a responsável por banhar este poço com as suas águas de transparência sem igual e puras dando um toque azulado ao poço. Apesar de a água ali se encontrar fria é impossível resistir a um mergulho nesta paisagem de água a correr pelas rochas graníticas que à mais de mil anos são erodidas. A queda de água forma o local ideal para os seus mergulhos, pois se parece com uma piscina e pode ainda observar o melro-d’água que se alimenta dos macroinvertebrados que ali se encontram.

poço azul gêres

Apesar de ser bastante procurado, o Poço Azul ainda é uma das pérolas do Gêres devido ao seu acesso, só através de trilhos é que se lá chega e são aproximadamente 8 quilómetros para cada lado. Nem todos o chegam a encontrar mas quem consegue depara-se com um cenário de paz e silêncio. Os amantes da natureza podem passar um dia em harmonia com a natureza contando com o apoio de um parque de merendas e vários bancos.

O bosque ribeirinho e o carvalhal são responsáveis pela sombra durante todo o ano completando o cenário utópico que aqui se vive.

Como chegar ao Poço Azul

Dirija-se à localidade de Ermida e siga o PR14 até encontrar a Fonte do Arado. Seguirá por essa estrada uns 3 quilómetros até chegar à Tribela, vire aí à direita. Percorra sensivelmente 1 quilómetro até chegar a um largo com uma casa com piscina. A partir daí siga pelo caminho de pastores. Vai descer o Rio Conho e voltar a subir uma encosta em frente onde no cume encontrará uma casa abrigo onde deverá cortar à esquerda, seguindo assim o rio. Percorra os trilhos de pastores aí existentes e aproximadamente passados 2 quilómetros depara-se com este poço fantástico.

poço azul

Coordenadas GPS: 41°44’00.4″N 8°06’25.2″W

Onde ficar



Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *