zona balnear cuidados

Praias Fluviais – Cuidados a ter nas Zonas Balneares

O património natural é algo que todos nós devemos preservar. A boa utilização de todos estes recantos no meio da natureza, com pequenas cascatas ou açudes ajudam a sua preservação. Para que não existam dúvidas sobre como deve preservar estes espaços e como se deve comportar em várias situações, decidimos criar um artigo com diversos conselhos úteis.

Alimentação

Evite consumir alimentos pesados uma vez que demoram mais a ser digeridos e causam mau estar naqueles dias quentes de verão. Prefira algo mais leve e em pouca quantidade. É preferível comer pouca quantidade mas várias vezes ao longo do dia.

alimentação saudável

Varie na  peça de fruta que leva e nos frutos secos. Faça uma correta ingestão de água. É importante estar hidratado devido à perda de sais minerais e água por transpiração.

Tempo de Digestão

Deve cumprir à risca os períodos de digestão. Tenha em atenção que nem todos os alimentos são digeridos nos mesmos intervalos de tempo. A digestão pode demorar num mínimo de duas horas até três horas. Não entre na água ou faça atividades físicas esforçadas.

Exposição ao Sol

Sem dúvida que a exposição solar é benéfica ao Homem uma vez que permite a síntese de vitamina D. Por outro lado pode-se tornar nociva. Não se esqueça da proteção solar em conjunto com um período correto de exposição.

exposição ao sol

Duração da Exposição Solar

Não comece a sua ida à praia com uma exposição solar prolongada. Comece gradualmente e de forma moderada. Deve evitar estar exposto no período das 11 horas às 16 horas pois é na altura que a incidência dos raios é mais acentuada.

Proteção Solar

Na hora de escolher o protetor solar tenha em atenção o seu tipo de pele e ao tempo de exposição. Verifique sempre a validade para evitar o desconforto daqueles escaldões. Para proteger as partes do corpo mais expostas ao sol utilize óculos de sol, chapéus e camisolas.

protetor solar

Choque Térmico

Os efeitos prolongados da exposição solar podem levar a uma insolação. Não entre na água de forma bruta, entre gradualmente para se ir habituando à temperatura da água. Assim está livre de qualquer alteração cardíaca significativa.

Zona de Banhos

Deve respeitar as normas de segurança para que faça um uso correto da zona de banhos. Nas praias que não possuam vigilância tenha em atenção o estado do rio, da barragem ou dos fundões. Não vale a pena arriscar, lembre-se que a utilização das praias tem como objetivo o lazer e divertimento.

praia fluvial

Cuidados Especiais que Deve Ter em Conta na Utilização das Praias

  • Não deite lixo na água uma vez que este se vai acumular mais abaixo, os rios correm de montante para jusante. Prejudica toda a zona envolvente.
  • A morfologia do fundo dos rios varia ao longo do curso de água. Tenha especial atenção aos fundões. Os declives das margens das barragens geralmente são muito acentuados e por vezes é notável a presença de troncos submersos.
  • Sempre que quiser ir para uma barragem tenha conhecimento dos períodos de descargas da mesma. O caudal do rio pode aumentar de forma significativa assim como sua velocidade.

Contactos úteis:
Número Europeu de Emergência Médica: 112

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *